Katiely Mendes
Monteiro
Joselita Gomes de Albuquerque
O
Professor e as Mídias Digitais
Há
cerca de uma década atrás, não tínhamos muito conhecimento dos benefícios que a
inserção de novas tecnologias no âmbito escolar possibilitaria no
desenvolvimento do ensino aprendizagem. No entanto, ultimamente presenciamos um
crescimento, meio que assustador, no uso e na disponibilidade de tais
tecnologias. De acordo com Pozo ([s.d], p. 30), “A informatização do conhecimento tornou muito mais
acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a
produção e o acesso ao conhecimento”.
No sentido de atender às
demandas de uma sociedade que valoriza cada vez mais o conhecimento, conforme o
pensamento de Pozo [s.d], as pessoas sentem a necessidade de aprender cada vez
mais e juntamente com essa sede pelo aprendizado, vêm também os fracassos, daí
a necessidade de aprender de uma nova forma. A escola deve direcionar as aulas
com o objetivo de acompanhar esse ritmo acelerado de informação, no sentido de
proporcionar ao aluno possibilidades de aquisição e construção do conhecimento.
Para isso, estão equipadas com laboratórios de informática como uma forma de
democratizar o acesso às informações digitais.
Uma vez que exercemos a
função de educadoras, devemos alertar nossos alunos sobre os pontos positivos e negativos
do uso da internet, como a facilidade na divulgação de idéias, projetos etc,
através dos blogs, webquest, fotologs dentre outros, incentivando-os a ter um
posicionamento crítico e reflexivo sobre as informações que encontram
disponíveis na internet, e negativos, como informações distorcias, textos
desconhecidos com referência de um autor famoso, por exemplo. Não devemos
absorver tudo que encontramos na internet, devemos sempre ter uma espécie de
filtro, para que a internet tenha uma contribuição positiva em nossas vidas.
Referência: POZO, Juan Ignácio A sociedade da aprendizagem e o desafio de
converter informação em conhecimento. In:_____: Tecnologias da educação:
ensinando e aprendendo com as TIC:guia do cursista. Brasília: MEC, 2008,p.
29-33.