quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Professor e as Mídias Digitais

                                                                                            Katiely Mendes Monteiro
                 Joselita Gomes de Albuquerque


O Professor e as Mídias Digitais


Há cerca de uma década atrás, não tínhamos muito conhecimento dos benefícios que a inserção de novas tecnologias no âmbito escolar possibilitaria no desenvolvimento do ensino aprendizagem. No entanto, ultimamente presenciamos um crescimento, meio que assustador, no uso e na disponibilidade de tais tecnologias. De acordo com Pozo ([s.d], p. 30), “A informatização do conhecimento tornou muito mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento”.

No sentido de atender às demandas de uma sociedade que valoriza cada vez mais o conhecimento, conforme o pensamento de Pozo [s.d], as pessoas sentem a necessidade de aprender cada vez mais e juntamente com essa sede pelo aprendizado, vêm também os fracassos, daí a necessidade de aprender de uma nova forma. A escola deve direcionar as aulas com o objetivo de acompanhar esse ritmo acelerado de informação, no sentido de proporcionar ao aluno possibilidades de aquisição e construção do conhecimento. Para isso, estão equipadas com laboratórios de informática como uma forma de democratizar o acesso às informações digitais.

Uma vez que exercemos a função de educadoras, devemos alertar nossos  alunos sobre os pontos positivos e negativos do uso da internet, como a facilidade na divulgação de idéias, projetos etc, através dos blogs, webquest, fotologs dentre outros, incentivando-os a ter um posicionamento crítico e reflexivo sobre as informações que encontram disponíveis na internet, e negativos, como informações distorcias, textos desconhecidos com referência de um autor famoso, por exemplo. Não devemos absorver tudo que encontramos na internet, devemos sempre ter uma espécie de filtro, para que a internet tenha uma contribuição positiva em nossas vidas.



Referência: POZO, Juan Ignácio A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In:_____: Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC:guia do cursista. Brasília: MEC, 2008,p. 29-33.
                                                           BOQUEIRÃO-PB.

                        Bem sei
                        O valor que tens   
                        Querido Torrão!
                        Unes teus filhos
                        Em um só ideal.
                        Inspiras valores,
                        Retratas primores,
                        Anseias amores!
                        O meu Boqueirão.

                              Aparecida Farias.
Querido colega, o seu texto enriquece o nosso blog. Compartilhe conosco! A sua sugestão nos ajuda na caminhada educacional. Esperamos sua colaboração ansiosamente.

                      Abraços,

                                      Aparecida e Marinez

Dinâmica de integração - Um garotinho chamado Amor


Fazer gestos cada vez que na história aparecer as seguintes palavras:


PAZ - APERTO DE MÃO
AMOR - UM ABRAÇO
GARRA - TROCA DE LUGAR
SORRISO - GARGALHADA
BEM VINDOS - PALMAS


O garotinho chamado AMOR

Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ. 
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. 

Foi neste momento que o AMOR sentiu que o SORRISO dos amigos e amigas transmitia muita PAZ.
Foi então que o garotinho sentiu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
Ao perceber a presença do AMOR a turma olhou para o garotinho AMOR e disse: AMOR! AMOR! Você encontrou a PAZ que tanto procurava?

AMOR respondeu com muita GARRA: Sim! encontrei a PAZ e descobri que ela existe dentro de cada um de nós. Basta dar um SORRISO.
Então tragam a PAZ, o SORRISO e a GARRA para junto de nós.
Deem um SORRISO  bem bonito e sejam BEM - VINDOS.


Dinâmica utilizada na E.M.E.F José Fernandes de Oliveira - Distrito Marinho no período de 7 a 12 de maio de 2012 nas aulas de Educação Física, dentro do conteúdo Cooperativismo - Projeto Cooperjovem.


Prof. Pollyanna Meireles


Professora Pollyanna Meireles