terça-feira, 31 de julho de 2012

Aplicação da semelhança de triângulos no cálculo de alturas.



       Olhando a paisagem de uma cidade é possível aplicar na prática o uso da semelhança de triângulos para  calcular a altura de prédios e árvores. Entretanto é necessário o uso da trena para calcular as medidas dos lados dos triângulos semelhantes, e também utilizar o transferidor para medir os seus ângulos, verificando as possíveis diferenças entre a altura real e a altura calculada.

                                         Idalice Maria Santiago Oliveira, Maria Tânia Soares da Silva,
                                                   Ricardo Meneses da Silva, Vannilla Vidal do Nascimento.

quarta-feira, 4 de julho de 2012




Prefeitura Municipal de Boqueirão
Secretária de Educação e Cultura
Formação continuada para professores do Ensino Fundamental II

A importância da valorização do esporte para o resgate da cidadania brasileira.

Eduardo Ernesto do Rêgo
Rita Maria Cordeiro de Menezes trovão
O Brasil teve origem a partir de três grandes etnias, o negro, o branco (europeu) e o índio. Na constituição do povo brasileiro, se instalou a desigualdade racial, onde o negro foi forçadamente trazido da sua terra natal (a África) e escravizado pelos europeus (sociedade brasileira no período colonial) em um primeiro momento para o cultivo da cana de açúcar e posteriormente para os trabalhos forçados nos garimpos desse país. O contexto do índio não foi muito diferente, pois além de terem suas vidas transformadas em sua terra natal, ainda foram acometidos ao genocídio.
Dessa maneira, a forma como a sociedade brasileira foi constituída no decorrer do seu processo de formação histórica reflete hoje no seu contexto de desigualdade social e econômica, onde não só o negro, e o índio, mais todos os que vivem a margem do capitalismo, sofrem de vários tipos de exclusão e descriminações, principalmente no ambiente escolar.
Dessa forma destacamos o esporte como uma das formas de resgatar a auto-estima e a dignidade dos “cidadãos interrompidos” deste país, visto que através das atividades esportivas os indivíduos conseguem uma maior integração independente de poder aquisitivo ou da posição social ocupada na sociedade, cabe de nós, educadores, cobrarmos políticas públicas eficazes voltadas para o incentivo ao esporte nas escolas, principalmente nas escolas públicas, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem dos alunos e para ampliar suas possibilidades de resgate da cidadania que se encontra á séculos perdida em nosso país.

A IMPORTÂNCIA DO SER ÉTICO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

Eduardo Ernesto do Rêgo.
Professor de Geografia da Rede Municipal de Ensino em Aroeiras e Boqueirão-PB
 Mestre em Geografia PPGG/UFPB;
ernestovirtual@hotmail.com

            Hoje em dia é muito comum dizermos ou escutarmos que falta de ética! Mas qual é o significado da palavra ética? O que tem induzido os indivíduos a tornarem-se antiéticos? Qual a importância da ética na sociedade atual? Ser ético é ter uma postura comportamental baseada na boa conduta e no discernimento do que seja considerado certo e errado.  Entretanto, no mundo contemporâneo verificamos uma extrema banalização dos valores éticos, onde destacamos o modo de produção capitalista como o principal elemento causador ou influenciador desta banalização, uma vez que este sistema induz os indivíduos a buscarem formas de conseguir poder e dinheiro a qualquer custo, mesmo que para isso tenham que desconsiderar os princípios éticos. Nesse contexto, podemos afirmar que mesmo não sendo uma tarefa fácil definir a palavra ética do ponto de vista epistemológico, o mais difícil é fazer com que uma sociedade eivada de ganância e sede por poder conscientize-se que sem uma mudança urgente de paradigma, na qual a ética seja valorizada e colocada em prática, o caos se infiltrara para sempre na nossa civilização, sendo que este fato não nos afetará apenas na esfera filosófica, mas também no âmbito socioeconômico, político e ambiental. Nessa ótica, torna-se necessário fazermos a nossa parte e procurarmos desenvolver em nosso cotidiano pequenos gestos éticos que podem fazer a diferença e ganhar aos poucos uma proporção global, como exemplo desses pequenos gestos, citamos: respeitar o nosso semelhante, não poluir o nosso espaço local, votar conscientemente, e principalmente, procurar agir com os outros da maneira que gostaríamos que agissem conosco.





O PAPEL IDEOLÓGICO DA EDUCAÇÃO NA AUTONOMIA DA CLASSE OPERÁRIA
Eduardo Ernesto do Rêgo.
Professor de Geografia da Rede Municipal de Ensino – Aroeiras e Boqueirão-PB.
Mestre em Geografia PPGG/UFPB;
ernestovirtual@hotmail.com

Dentre os principais fatores condicionantes da pobreza e do desenvolvimento social e econômico dos indivíduos na atual conjuntura global, a educação ocupa um posto de destaque, visto que o acesso a educação pública de qualidade, tem o poder de reduzir as desigualdades sociais e ampliar a consciência política dos indivíduos que se encontram a margem do sistema capitalista, os tornando autônomos e capazes de melhorar a realidade onde estão inseridos. Por não ser um ato neutro, a educação não pode ser resumida a uma simples transmissão de conteúdos, onde o educador é programado apenas para ser o senhor do saber, um ditador que repassa conteúdos formais e descontextualizados da realidade de seus educandos que são incumbidos apenas de assimilar esses conteúdos e reproduzi-los da mesma forma que foram assimilados, ou seja, de forma mecânica e acrítica, a esse tipo de educação tradicional, Paulo Freire classificou de educação bancária, por simbolicamente representar o aluno como um depósito de informações descontextualizadas de sua realidade, neutralizando dessa forma a capacidade de questionamento desses indivíduos. Dessa forma, a educação para a emancipação (crítica) deve promover a participação plena dos alunos no contexto social, econômico e político do país e da localidade inserida, buscando assim transformar as rígidas estruturas sociais, em sociedades pautadas na reflexão e na ação democrática.