segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ROTEIRO DE AULA - LÍNGUA INGLESA - Sônia Nunes



                ROTEIRO DE AULA

DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: SÔNIA NUNES
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ANO: 2012
COORDENADORAS: Maria Aparecida Farias e Maria Inez de Freitas

                    Texto Instrucional

 Objetivos:
- Compreender o gênero textual instrucional - receita culinária.
- Ativar conhecimentos prévios na língua materna sobre esse gênero.
- Reconhecer o uso de verbos no imperativo em inglês.
- Usar verbos no imperativo.
- Escrever uma receita em inglês.

Conteúdo:
- Tempo imperativo (Imperative Form)                   

Ano:
8º ano.

Tempo estimado:
Quatro aulas.                                                                   

Material necessário:
Receitas culinárias variadas em inglês.

Desenvolvimento:
1ª etapa: Mostrar diversas receitas aos alunos, destacando os seus formatos (Ingredients/How to prepare it) . Observar a forma como os ingredientes são expostos, assim como as medidas e o modo de fazer. Chamar a atenção para a forma como o texto instrucional é apresentado, diferentemente dos textos narrativos. Levantar a discussão sobre a importância e objetividade do uso de verbos no imperativo no gênero receita. 

2ª etapa: Pedir aos  alunos que destaquem a posição dos verbos dentro do texto e a regularidade dessa posição. Levá-los  a concluir que é preciso usar verbos no imperativo para construir um texto instrucional do tipo receita. Expor o tempo Imperativo, fazendo o aluno perceber o seu uso corretamente.

3ª etapa: Lembrar aos  alunos a estrutura de uma receita, relendo algumas, e enfocando os possíveis títulos para os ingredientes (Ingredients/What You’ll Need) e para o modo de fazer (How to Prepare/Preparation/Directions/What to Do). Proponha a produção coletiva de um texto de receita. Eles terão de colaborar pensando no título e no modo de preparo. Escrever os seguintes ingredientes no quadro: 5 bananas, 1 tablespoon sugar, 1 tablespoon flour, 1 teaspoon baking powder, oil or butter. Pedir para produzirem uma receita usando os ingredientes citados, de forma adequada. Nesse ponto, será preciso usar verbos imperativos, como to add (adicionar), to mix (mexer) e to heat (aquecer). Escrever os verbos no infinitivo no quadro, em uma ordem que não corresponda à que eles vão aparecer. Depois de construído o texto,  comentar os possíveis erros/acertos.

4ª etapa: Organizar a turma para uma aula prática, na cozinha da escola. Nessa etapa, os alunos terão a oportunidade de experimentar a receita criada coletivamente e usar outros comandos como Wash your hands entre outros utilizados na cozinha, de acordo com a receita criada.
5ª etapa: Propor aos alunos uma produção individual de uma receita, levando em consideração o que aprenderam em sala de aula. Ler todas as produções fazendo as correções necessárias.

Avaliação
Avaliar as receitas produzidas, analisando a coesão e as marcas do gênero receita (o uso de imperativos no início de cada frase, por exemplo).