segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Proposta de sequência didática - Língua Portuguesa. Profº Joab Jorge Leite de Matos Júnior


Princípios Cooperativistas na Poesia Popular: Produzindo e Cooperando.

            Tendo em vista a individualidade que tomou conta do mundo moderno e consequentemente de nossos alunos, já que os mesmos estão imersos neste, a seguinte proposta vem como uma tentativa de amenizar este efeito dentro de sala de aula, fazendo com que os alunos trabalhem de forma coletiva e vejam que cada um é peça fundamental para a conclusão da atividade.
            Com base nisto, trabalharemos os princípios cooperativistas dentro do gênero textual cordel, de forma que os alunos fixem em si o máximo de conteúdo possível, e é claro que este conteúdo tenha funcionalidade e que os mesmos venham a coloca-lo em prática em sua vida cotidiana.
O trabalho com o gênero cordel é muito produtivo por se tratar de um texto onde há uma certa identidade dos alunos do Nordeste Brasileiro, pois este narra histórias de seus antepassados, como também de ídolos de sua e de outras gerações, além do tipo de linguagem contido trazer para o leitor uma certa intimidade, por se tratar na maioria das vezes de linguagem informal, com traços de variação diatópica (regionalismos).
Dessa forma traçaremos uma breve sequência didática para servir de proposta de ensino para os que venham a interessar-se.

Justificativa
            A escolha desse gênero para ser trabalhado em sala de aula, realizou-se por se constatar a alta aceitabilidade por parte dos alunos, o trabalho em grupo, a identificação que os mesmos tem com as histórias, o fato da leitura desse gênero ser de certa forma mais acessível, pelo repasse da enorme carga cultural que o gênero traz consigo e acima de tudo pela forma lúdica de se trabalhar os princípios cooperativistas.

Objetivos
            Trabalhar os princípios cooperativistas de forma lúdica dentro da poesia popular;
            Promover uma maior interação entre os alunos, realizando atividades em grupos;
            Produzir um folheto de cordel com o tema Cooperativismo em minha vida;
            Proporcionar aos alunos um momento de interação com seus pais e com a comunidade local, onde eles irão expor os seus trabalhos.

Conteúdos
            Cooperativismo, poesia popular e interação social.

Público
            Crianças, jovens, adultos e idosos de toda a comunidade.

Equipe de Apoio
            O presente projeto contou com o apoio dos alunos do 7º ano, como também de toda a comunidade escolar e local.

Tempo de realização
5 encontros – 4 horas.

Material utilizado
Lousa, pincel, material do Cooperjovem (Livro – Sementes da Cooperação, banners e etc.), folhetos de cordel, folhas, lápis grafite, O folheto “O cordel da cooperação”, cartazes, objetos diversos para ornamentação, som (música ambiente durante toda a exposição).

Desenvolvimento

Primeiro Encontro

Objetivos

Realizar uma pequena aula introdutória sobre o gênero;
Resgatar juntamente com os alunos os princípios cooperativistas vistos anteriormente;
Realizar a leitura de um folheto, para que os alunos vejam como se faz, já que esse gênero requer antes de tudo uma realização oral;
Instigar leitura dos alunos, distribuindo folhetos de cordel.

Metodologia

            Iniciou-se a aula com uma dinâmica de boas vindas realizada juntamente com os alunos. Logo após, iniciamos uma breve aula introdutória a respeito do gênero em questão. A partir daí, realizamos um pequeno resgate sobre os princípios cooperativistas estudados até o momento. A partir desse momento realizou-se uma leitura oral de um folheto de cordel para que com está, os alunos vejam as especificidades do gênero em estudo (entonação, rimas, etc.). Por fim, houve a distribuição de folhetos diversos para que os alunos realizem a leitura.
.
Recursos Didáticos

            Lousa, pincel, material do Cooperjovem e folhetos de cordel.

Segundo Encontro.

Objetivos

            Realizar um breve comentário sobre as leituras efetuadas na aula passada, com a atenção voltada para o que despertou o interesse dos alunos;
            Dar continuidade ao trabalho de leitura dos folhetos, só que hoje a realização será oral. (mais ou menos uma página por aluno);
            Construir, se possível, pontes entre as histórias lidas e a realidade de vida dos alunos (oralmente).

Metodologia

            Iniciou-se a aula realizando um breve resgate das histórias lidas na aula passada, para que com este, constate-se o interesse dos alunos pelo trabalho em realização. Em seguida, efetuou-se a leitura de outros exemplares do gênero, porém a leitura desta vez foi realizada de forma oral. Terminadas as leituras, tentou-se realizar pontes entre as histórias lidas em sala de aula e a realidade de vida dos alunos. Finalizada esta etapa, questionou-se a realização de uma produção em equipe pela turma, tendo como tema “A cooperação em minha vida”.

Recursos Didáticos

            Lousa, pincel, folhetos de cordel e o material do Cooperjovem.

Terceiro Encontro

Objetivos

            Realizar uma atividade oral, na qual os alunos dirão o que acharam do trabalho/contato com o gênero;
            Dar início as produção coletivas dos alunos levando em conta os valores e todo o conteúdo estudado sobre o cooperativismo, já que este, será de muito proveito para a atividade que iremos realizar.
            Mostrar que com essa atividade de produção, os próprios alunos poderão evidenciar sua identidade, como autênticos produtores do gênero;

Metodologia
            Iniciou-se a produção do material que irá compor o folheto “O cordel da Cooperação”. Nesse momento os alunos ficaram a vontade para efetuarem as suas produções. Finalizada essa primeira etapa de produção, realizou-se uma pequena seleção e uma breve fase de ajustes do material produzido. Como atividade extraclasse, pediu-se aos alunos que produzissem xilogravuras que ilustrarão o folheto em produção.

Recursos Didáticos

            Lousa, pincel, folhas e lápis grafite.

Quarto Encontro

Objetivos

            Realizar mais uma etapa de produção textual que irá compor o folheto da turma levando em conta os valores e todo o conteúdo estudado sobre o cooperativismo, já que este, é de fundamental importância para a atividade que estamos realizando.
            Mostrar que com essa atividade de produção, os próprios alunos poderão evidenciar sua identidade, como autênticos produtores do gênero;

Metodologia

            Continuação da fase de produção de matérias para compor o folheto da turma. Momento destinado aos alunos para fiquem à vontade para realizar as produções. Realizar a ultima fase de seleção do material e realizar os últimos ajustes. Em seguida, pedir para que os alunos coloquem o material na ordem que aparecerá no folheto. Como atividade extraclasse, pedir aos alunos que tenha disponibilidade para que ajudem o (a) professor (a) na montagem dos folhetos.

Recursos Didáticos

            Lousa, pincel, folhas e lápis grafite.

Quinto Encontro

Objetivos

            Realizar a exposição do trabalho feito pelos alunos para toda a comunidade escolar como também para a sociedade local em geral. (Culminância Final)
            Mostrar que essa atividade de produção foi realizada pelos próprios alunos utilizando-se de atividade grupal onde cada aluno foi peça fundamental para conclusão desse projeto.

Metodologia

            Realização do ápice do projeto, a exposição do folheto produzido pela turma para toda a comunidade local, como também exposição de muitos outros folhetos clássicos de nossa riquíssima literatura de cordel. Por fim, aproveitar os procedimentos finais para realizar o convite para uma outra futura produção do gênero. Fazer os agradecimentos aos alunos pelo ímpeto que foi dado para realização da proposta de trabalho com o gênero, e pela conduta de todos durante a realização das atividades.

Recursos Didáticos

            O folheto “O cordel da cooperação”, outros folhetos, cartazes, objetos diversos para ornamentação, som (música ambiente durante toda a exposição), material do Cooperjovem, lousa e pincel.



Relatório.

O projeto anteriormente citado foi realizado numa turma de 7º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior de Boqueirão – PB, localizada no Distrito do Marinho.
            Na tentativa de conscientização dos alunos com relação ao sentimento de cooperativismo e levando-se em conta a grande carga cultural que pesa sobre a literatura de cordel, achou-se relevante levá-los para a sala de aula para que os alunos tivessem um contato maior com ambos. Com isso, foram realizadas diversas leituras de vários livretos, também foram elaboradas diversas discussões acerca da temática do cooperativismo, e houveram também em vários momentos a construção de pontes entre a história lida e a realidade de vida dos alunos.
            Partindo do interesse e da identificação por parte dos alunos com o gênero e o assunto em questão, surge a brecha para a sugestão da realização de uma pequena produção. Ideia está que foi acatada unanimemente. Antes de iniciarmos a nossa produção, fez-se necessário conhecer um pouco sobre o que iríamos produzir, para isso buscamos auxilia nos livros: Cordel na sala de aula – Pinheiro e Lúcio (2001), Tavares (2005), Sescoop – Sementes da Cooperação entre outros, para termos aporte teórico para darmos início a nossa produção. Foram dedicadas várias aulas a realização desse projeto, porém o ímpeto e o empenho de cada um, fez com que a dedicação valesse a pena.
            No decorrer do trabalho, surgiram algumas dificuldades de como colocar os princípios cooperativistas dentro da produção e também com relação à linguagem a ser usada no folheto, pois bem se sabe que uma das maiores características do folheto de cordel, é justamente a predominância da oralidade na escrita, até porque essa é uma das qualidades fundamentais que diferenciam esse dos outros tipos de gênero. No entanto, com o decorrer do trabalho, com base no estudo feito e já com uma certa intimidade com o gênero a ser produzido e com os valores do cooperativismo, a nossa produção foi sendo realizada.
            Perto do período que finalizaria o projeto, iniciamos a etapa da produção dos livretos. Após montados os textos foram apresentados em um evento na escola, o que trouxe para os alunos o que muitas vezes eles não conseguem, reconhecimento.
            Ao término do projeto chegou-se a conclusão de que a produção textual trabalhada em sala de aula juntamente com os conteúdos do cooperativismo, faz com que o aluno enxergue a funcionalidade do trabalho que está efetuando, seu papel em sociedade e é somente a partir daí, que eles produzem motivados, e não como mera atividade quantitativa para nota, ou seja, produção com função visando uma maior interação dos alunos dentro de sua casa, na escola e em sociedade.

Avaliação

            A avaliação irá realizar-se de forma a analisar o prestígio que o alunado teve ou não pelo gênero em questão, pela conduta de cada aluno no decorrer dos trabalhos e também na forma de atividade de expressão oral.

Produto final.

Cordel Produzido pela turma. 

O Cordel da Cooperação.




Vamos falar pra vocês
Um pouco sobre cooperação
Assunto bom e importante
Que merece a nossa atenção
Tentaremos descrever um pouco
Com bastante animação

 Percebi que Cooperar
É a melhor forma
De começar a ajudar
O meio ambiente a preservar
Fazendo em casa a separação do lixo
As nossas ruas ajudando a limpar

A melhor coisa é o desempenho
Para cooperar e aprender
A turma do 7º ano
Vem fazer esse cordel para ler
Sabe por quê? Porque a melhor coisa
É ler para saber

 É maravilhoso
Sentir que nós produzimos
Este cordel para você ler
Foi incrível e aprendemos
A cooperar e se ajudar
Unidos sempre estivemos

O cooperativismo chegou de repente
Mas mudou a vida de muita gente
Ele veio na vida da gente
Como um alarme urgente
E nessa brincadeira
Todo mundo ficou inocente

O cooperativismo é uma obrigação
De todos os cidadãos
Todos tem que fazer
Essa programação
Para sempre ter
Uma boa educação
  
Depois que chegou o cooperativismo
Tudo é muito especial
E depois que chegou
Ninguém pratica o mal
Com o cooperjovem na escola
Todo mundo ficou legal.

O cooperativismo é importante
Para a vida da gente
Agindo com educação
Vamos conseguir ser inteligentes
E dentro da sala de aula
Seremos verdadeiros presentes

Ajudar e ter amizade
Faz parte do cooperativismo
Pois temos que ter
Um bom companheirismo
Em todo nosso grande
Nosso grande futurismo.

O cooperativismo é
Escrever, ler e entender
Pois temos que saber
Com todos conviver
Para que no nosso futuro
Sabemos melhor viver

Juntos com cooperativismo
Vamos trabalhar
Ajudando e incentivando
Para o futuro melhorar
E de nossas terras
Ajudar a cuidar

O cooperativismo nos ajuda
A melhor decidir
Juntamente com todos
Vamos construir
Um mundo melhor
Todos vamos sorrir
  
A gente vai vai
Lá na cooperação
Fazer uma grande
Uma grande doação
Todos juntos em forma
De grande união

Vamos minha gente
Vamos cooperar
Eu estou aqui
Pra uma mão te dar
Você vai ver como é bom
Ajudar a ajudar

Tem gente que
Chama a gente de babão
Mas não nos importamos
Pois o que importa é a cooperação
Tudo que a gente faz
É um tipo de doação

Este bimestre vamos
Produzir cordel
Vamos todos trabalhar
Pra ficar lindo como céu
Vamos cooperar para que
Fique doce como o mel

Vamos vamos companheiro
Vamos vamos cooperar
Cooperar com sua ajuda
Ter ajuda e trabalhar
Saber fazer direito
E sempre organizar

Tenho tenho seu sorriso
De sempre ajudar
Vou sempre ter amigos
Para sempre cooperar
Temos que ser unidos
Unidos e confraternizar


Nas escolas ensinam
Poder de amar
Ensinar o vizinho
Isso não pode negar
A estirar a mão
Na hora que precisar

Agora na escola
Chegou um programão
Cooperjovem para termos
Mais educação
Amor no coração
E ser um bom cidadão

Para termos cooperação
E ter mais educação
É só trabalhar
Com mais animação
Estar em paz com todos
E amor no coração

Cooperação é um dom
Um futuro para a nação
É só nós termos mais
Experiência e organização
Animação com fé
Lembrando do irmão

Cooperativismo é animação
Dentro da educação
No ouvido uma canção
Dentro do coração
Trabalhando sempre
Com muita organização

Cooperação é um bom
Caminho para o cidadão
Com amor no coração
Juntos fazemos uma ação
Formando educação
Com amor e paixão


Gosto de amizades
E de amigos para brincar
Na comunidade
Tem bola para jogar
O bom é fazer o gol
E depois comemorar

Na escola chegou
Um projeto de sucesso
Quando eu preciso de algo
Vou lá e peço
Por isso que a escola
Está tendo progresso

O cooperativismo na escola
É bom por que a gente aprende
Cooperando com os colegas
Convivendo e compreende
Pra sermos algo no futuro
Estudando a gente se entende

O cooperativismo toda
A nação vai ajudar
O país melhorando
Cuidamos do nosso lar
A árvore que traz o ar
Vamos preservar

O cooperativismo é
Uma parte da vida
Vivida por nós
Uma linda margarida
No jardim plantado
Como uma pessoa querida

Cooperar é ajudar
Cooperar é união
Então se unir para
Ajudar é cooperação
Para ajudar a formar
Um bom cidadão


Tenho alegria de viver
E também de cooperar
Mais só vivo por que
Sei ajudar
Por isso levo alegria
Por onde eu andar

Vamos minha gente
Lá na cooperação
Juntos todos vamos
Com uma forte união
E tudo depois vai
Ser de coração

Com o cooperativismo
Vamos cooperar
Vamos para escola
Para lá estudar
Dentro da sala de aula
Vamos nos comportar

Com o cooperjovem
Vamos sempre ver
Ver nossos amigos
Vivendo para ser
Irmãos pra valer
Com o coração a bater

O cooperativismo é legal
Nos ensina a viver
De cada parte um pouco
Todos devemos saber
Antes de praticar algo
Devemos entender

O cooperativismo é o ensino
Que devemos aprender
A combater os males da vida
Porque precisamos entender
As pessoas vão melhorar
E vamos vencer
  A cooperação é uma forma de vida
Que todos devemos seguir
Cultivando a amizade
Por isso devemos vir
A escola sempre escutar
Como podemos ir

Na escola tinha
Bagunça e confusão
O cooperativismo chegou
E trouxe dedicação
Para os alunos começarem
A agir com educação

Cooperando fica bom
Junto vou estudar
Mas sempre temos
Que estudar e cooperar
Temos que fazer
A comunidade melhorar

A escola nos ensina
A ajudar e a mudar
E ensina a estudar
Aprende a melhorar
E a partilha disso
Se chama cooperar

O cooperativismo é
Ter muitas amizades
Cultivar seus amigos
E a sua comunidade
Tem de ser um bom aluno
Um cidadão de verdade

Não gosto muito de estudar
Prefiro jogar bola
Mas é melhor me empenhar
Do que depois pedir esmola
Por isso não vou faltar
Nenhum dia na escola
  
Agradecemos a atenção de todos
Que leram o nosso cordel
Ficamos muito contentes
Igual urso quando encontra mel
E para todos vocês
Tiramos nosso chapéu.  

Literatura de Cordel
7º ano - novembro – 2011
O cordel da Cooperação


Referências

GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS.

GALVÃO, Ana M. de Oliveira. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PINHEIRO, Hélder. Cordel na sala de aula / Hélder Pinheiro, Ana Cristina Marinho Lúcio. – São Paulo: Duas Cidades, 2001 – (Coleção literatura e Ensino, 2).

SESCOOP. Sementes da Cooperação. (Junto com todo o material do Cooperjovem).

TAVARES, Bráulio. Contando histórias em versos: poesia e romanceiro popular do Brasil
Bráulio Tavares – São Paulo: Ed 34, 2005.

VARIADOS FOLHETOS DE CORDEL.

Entre outros. 




 Observação Importante:

Lembramos aos que venham a interessar-se a aplicar a proposta de sequência didática em sua sala de aula, que todos os passos propostos estão sujeitos a modificações as quais o (a) professor (a) achar convenientes. Mas podemos adiantar, feito da forma como está proposta já gera um resultado satisfatório.

               Obrigado e um bom desempenho aos colegas educadores!

Professor: Joab Jorge Leite de Matos Júnior – Disciplina: Língua Portuguesa.
                              Distrito Marinho - Boqueirão - Paraíba
                              e-mail: marinhense_97@hotmail.com