quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Professor e as Mídias Digitais

                                                                                            Katiely Mendes Monteiro
                 Joselita Gomes de Albuquerque


O Professor e as Mídias Digitais


Há cerca de uma década atrás, não tínhamos muito conhecimento dos benefícios que a inserção de novas tecnologias no âmbito escolar possibilitaria no desenvolvimento do ensino aprendizagem. No entanto, ultimamente presenciamos um crescimento, meio que assustador, no uso e na disponibilidade de tais tecnologias. De acordo com Pozo ([s.d], p. 30), “A informatização do conhecimento tornou muito mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento”.

No sentido de atender às demandas de uma sociedade que valoriza cada vez mais o conhecimento, conforme o pensamento de Pozo [s.d], as pessoas sentem a necessidade de aprender cada vez mais e juntamente com essa sede pelo aprendizado, vêm também os fracassos, daí a necessidade de aprender de uma nova forma. A escola deve direcionar as aulas com o objetivo de acompanhar esse ritmo acelerado de informação, no sentido de proporcionar ao aluno possibilidades de aquisição e construção do conhecimento. Para isso, estão equipadas com laboratórios de informática como uma forma de democratizar o acesso às informações digitais.

Uma vez que exercemos a função de educadoras, devemos alertar nossos  alunos sobre os pontos positivos e negativos do uso da internet, como a facilidade na divulgação de idéias, projetos etc, através dos blogs, webquest, fotologs dentre outros, incentivando-os a ter um posicionamento crítico e reflexivo sobre as informações que encontram disponíveis na internet, e negativos, como informações distorcias, textos desconhecidos com referência de um autor famoso, por exemplo. Não devemos absorver tudo que encontramos na internet, devemos sempre ter uma espécie de filtro, para que a internet tenha uma contribuição positiva em nossas vidas.



Referência: POZO, Juan Ignácio A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In:_____: Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC:guia do cursista. Brasília: MEC, 2008,p. 29-33.

Um comentário:

  1. Ótimo texto professoras! Fiquem a vontade para colaborar com os colegas, ajudando-os com textos educativos.Parabéns!

    ResponderExcluir