terça-feira, 28 de agosto de 2012


Espaço Humanizado

Katiely M.Monteiro

José Iolanilson C. Chagas

Alcymarya Camila Mendes


 
                Por volta da década de 60, o espaço que circunda a Escola Padre Inácio e a Prefeitura Municipal, ambos situados no município de Boqueirão-PB, era caracterizado predominantemente por elementos naturais, a exemplo da vegetação nativa.

            Foi com a construção do açude Epitácio Pessoa, segundo maior manancial da Paraíba, que aumentou o contingente populacional e consequentemente surgiu à necessidade de transformação do espaço natural para atender às demandas da população, como a construção da Escola Padre Inácio, o Club Recreativo, hoje Centro de Formações Atrísticas-CEFAR,a sede do poder  público municipal e  as residências.

Após a transformação desse espaço, que antes era natural e hoje é bastante humanizado, transformação essa que aconteceu sem um projeto de urbanização adequado percebeu-se que havia sido cometido um grande erro, extinguindo as espécies nativas que lá existiam. Na tentativa de concertar esse equívoco, buscou-se plantar árvores, mesmo não sendo nativas, tornam o ar e o ambiente mais agradável. A arborização é essencial na composição do verde urbano desempenhando importante papel na manutenção da qualidade ambiental das cidades e, portanto, da qualidade de vida dos cidadãos.

Portanto, uma boa arborização urbana traz uma grande redução da poluição atmosférica, através da retenção de material particulado em suspensão, reduz a poluição sonora ocasionada por veículos e pessoas, proporciona alimento e abrigo aos animais, melhora a paisagem urbana deixando a cidade muito mais bela, contribui para o controle de enchentes e inundações à medida que melhora as condições de drenagem das águas pluviais, reduzindo também os problemas com erosão e assoreamento do solo, valoriza os imóveis, através da sua qualificação ambiental e paisagística e contribui para o equilíbrio psico-social do homem, através da aproximação com o meio natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário