terça-feira, 26 de junho de 2012


Tecnologia da informação e da comunicação no ambiente escolar.

Partindo da necessidade que temos hoje, de fazer uso das “novas tecnologias” no nosso cotidiano, no exercício da nossa profissão não deve ser diferente, tendo em vista a facilidade e proximidade que a maioria dos nossos alunos tem dessa ferramenta rápida e de fácil acesso chamada internet.
Você educador já pensou em fazer ou teve a oportunidade de trabalhar com seus alunos como preencher gabarito de leitura ótica? Será que quando chegar à hora deles participarem de olimpíadas científicas, se submeterem a provas de vestibular eles vão estar preparados para preencherem conscientemente e sem nenhuma dificuldade?
Outro ponto importante a respeito do uso dessas ferramentas tecnológicas é que de forma alguma substituíram a presença do professor em sala de aula, não substituirá o contato visual, auditivo e principalmente o contato sócio-afetivo que se precisa ter entre professor e aluno.
Nossas escolas hoje, públicas ou privadas tentam se adequar ao que se tem de melhor em recursos tecnológicos para tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e mais participativas, temos vários exemplos dessa gama de recursos como o data show, computadores com acesso a internet, simuladores entre outros, no entanto se enganam os professores que acham que baixar uma aula pronta num site qualquer, utilizando o Google como “salvação” para não preparar aula, que os alunos não vão saber de onde foi retirada a aula.
Nós professores precisamos entender que somos “vendedores de idéias”, e que um bom professor é aquele que consegue utilizar o seu “poder de sedução” para cativar seu aluno e trazê-lo para caminhar junto. Somos detentores do processo, mas não somos detentores do conhecimento, refletir e colocar em prática já seria um grande avanço no processo educativo, beneficiando a todos que fazem a comunidade escolar no nosso país.
Não dá para sermos utópicos em acreditar que essa realidade vai ser alterada rapidamente, mas isso não significa “entregar os pontos”, esses alunos precisam de momentos que valham a pena serem vivenciados, deixando-os preparados para toda e qualquer exigência de avaliações a nível municipal, estadual e federal.
A tecnologia de informação e comunicação (TIC) está disponível para que nós coloquemos nossos alunos para pensar, produzir pois em muitas situações eles dominam mais essas ferramentas do que nós professores, então o que nós estamos esperando? coloquemos nossos alunos para trabalhar para nós, adquirindo senso de responsabilidade, sentindo-se útil nas aulas, motivando os demais alunos e sendo peça principal no processo de melhoria da qualidade do ensino aprendizagem.


Prof. Jurandy Cardoso e Prof. Pollyanna Meireles.
E.M.E.F. José Fernandes de Oliveira  - Distrito do Marinho.

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