quarta-feira, 4 de julho de 2012




Prefeitura Municipal de Boqueirão
Secretária de Educação e Cultura
Formação continuada para professores do Ensino Fundamental II

A importância da valorização do esporte para o resgate da cidadania brasileira.

Eduardo Ernesto do Rêgo
Rita Maria Cordeiro de Menezes trovão
O Brasil teve origem a partir de três grandes etnias, o negro, o branco (europeu) e o índio. Na constituição do povo brasileiro, se instalou a desigualdade racial, onde o negro foi forçadamente trazido da sua terra natal (a África) e escravizado pelos europeus (sociedade brasileira no período colonial) em um primeiro momento para o cultivo da cana de açúcar e posteriormente para os trabalhos forçados nos garimpos desse país. O contexto do índio não foi muito diferente, pois além de terem suas vidas transformadas em sua terra natal, ainda foram acometidos ao genocídio.
Dessa maneira, a forma como a sociedade brasileira foi constituída no decorrer do seu processo de formação histórica reflete hoje no seu contexto de desigualdade social e econômica, onde não só o negro, e o índio, mais todos os que vivem a margem do capitalismo, sofrem de vários tipos de exclusão e descriminações, principalmente no ambiente escolar.
Dessa forma destacamos o esporte como uma das formas de resgatar a auto-estima e a dignidade dos “cidadãos interrompidos” deste país, visto que através das atividades esportivas os indivíduos conseguem uma maior integração independente de poder aquisitivo ou da posição social ocupada na sociedade, cabe de nós, educadores, cobrarmos políticas públicas eficazes voltadas para o incentivo ao esporte nas escolas, principalmente nas escolas públicas, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem dos alunos e para ampliar suas possibilidades de resgate da cidadania que se encontra á séculos perdida em nosso país.

2 comentários: